terça-feira, 28 de julho de 2009

Hino Triunfal do Vasco da Gama

(primeiro hino do Vasco, composto em 1918)

Letra e Música
Joaquim Barros Ferreira da Silva
Hino Triunfal do Vasco da Gama (Primeiro hino) (MP3, 939k)
2m40s

Clangoroso apregoa, altaneiro
O clarim estridente da Fama
Que dos clubes do Rio de Janeiro
O invencível é o Vasco da Gama

Se vitórias já tem no passado
Glórias mil há de ter no porvir
O seu nome é por nós adorado
Como estrela no céu a fulgir!

Avante então
Que p'ra vencer
Sem discussão
Basta querer
Lutar, lutar
Os vascaínos
De terra e mar
Os paladinos

É mundial
A sua fama
Vasco da Gama
Não tem rival
Mais uma glória
Vai conquistar
Lutar, lutar
Para a vitória

Sobre os peitos leais, vascaínos,
Brilha a Cruz gloriosa de Malta
Corações varonis, leoninos,
Que o amor pelo Vasco inda exalta.

Quando o Vasco em qualquer desafio
Lança em campo o seu grito de guerra
Invencível, nervoso arrepio
Faz tremer o rival e a terra!

Avante, então, etc.

Vascaínos, avante é lutar
Sempre o Vasco venceu quando quis
Quer em terra, ou ainda no mar
Nunca o Vasco baixou a serviz

Viva, pois, nosso Vasco da Gama
Nosso clube leal, valoroso
Tudo o diz, assegura e proclama
Nosso Vasco é o mais glorioso

Avante, então, etc.


A ficha da gravação do hino é a seguinte:

Título: Hino Triunfal do Vasco da Gama
Intérprete: H. da Costa e Orfeão Portugal
Compositor: J. Ferreira da Silva
Acompanhamento: Orquestra Brunswick
Gravadora: Brunswick
Lançamento: Setembro 1930
Disco/Álbum: 10068
Lado/Faixa: Lado A
Rotações: 78 RPM
Coleção: José Ramos Tinhorão

Anteriormente, eu não tinha conhecimento da existência de nenhuma gravação comercial ou publicação da música deste hino. A letra foi publicada no livro "Club de Regatas Vasco da Gama - Histórico 1898-1923", de José da Silva Rocha, pag. 245 (Gráfica Olímpica Editora, 1975) e na edição especial da revista Placar número 648 (1983), pag. 46.

A primeira vez que escutei a melodia do hino foi em maio de 1998, numa gravação gentilmente enviada por Ana Beatriz Campos Nogueira. Nessa gravação, a avó dela, D. Rosa Fernandes Portella Brandão, uma das mais ilustres vascaínas de todos os tempos, reconstituiu o hino que costumava executar ao piano na sua juventude.

A família de D. Rosinha participou com grande abnegação e entusiasmo na vida esportiva, social e política do Vasco, desde os primeiros anos de existência do clube: Seu pai, Alberto Balthazar Portella, foi diretor e tesoureiro do Vasco; sua mãe, Avelina Fernandes Portella, foi a primeira mulher a ser admitida como sócia do clube, e a madrinha da equipe de futebol, tendo, inclusive, confeccionado a primeira bandeira do Vasco levada a um estádio de futebol; D. Rosinha foi a esposa de Adão Antônio Brandão, o autor do primeiro gol oficial do Vasco, e um dos maiores e mais laureados atletas da história do clube em diversas modalidades esportivas.

Por ocasião da visita que realizou à sua família em Teófilo Otoni, para comemorar o seu 91º aniversário, D. Rosinha relembrou com vivacidade o primeiro hino do Vasco:

"Todo mundo naquela época o cantava e era, enfim, um hino conhecido. Depois desse veio outro, mas esse é que era o primeiro. Eu o tocava também ao piano e todo mundo na minha casa fazia coro, quer dizer, era uma alegria esse hino do Vasco lá em casa. Principalmente quando o Vasco ganhava, acabava tudo em festa, e tal. Então é um hino que de fato traz muitas recordações para as pessoas da minha idade, porque é um hino muito antigo."

Em seguida, demonstrando possuir memória privilegiada e afinação invejável, não obstante seus 91 anos, D. Rosinha cantou o primeiro hino do Vasco, da primeira à última estrofe. Empolgada, sentou-se ao piano, o qual não tocava há mais de 20 anos, e dedilhou a melodia do hino.

Este depoimento histórico foi registrado em fita de áudio por sua neta, Ana Beatriz Campos Nogueira. Sem esta iniciativa, o hino, sem dúvida, corria o perigo de se tornar esquecido para sempre. Por isso, em nome de toda a imensa torcida vascaína, ficam aqui registrados meus carinhosos e eternos agradecimentos à inesquecível D. Rosinha, por resgatar o primeiro hino do C.R. Vasco da Gama para as atuais e futuras gerações de vascaínos, e a Ana Beatriz, pelo envio da preciosa gravação.


http://www.netvasco.com.br/mauroprais/vasco/hinos.html

http://www.netvasco.com.br/mauroprais/audio/hino_triunfal_do_vasco_da_gama.mp3

Nenhum comentário:

Postar um comentário