quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A MARCHA TRIUMPHAL DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALIZADOR

Publicado na Folha da Manhã, terça-feira, 12 de julho de 1932

Neste texto foi mantida a grafia original

A vanguarda constitucionalista attingiu cruzeiro na manhã de hontem — o dr. Pedro de Toledo acclamado governador do estado, após haver renunciado á interventoria — o enthusiasmo da população paulista — a mocidade alista-se em massa — as forças de Matto Grosso em caminho para S. Paulo — chega hoje ás 8 horas o gen. Bertholdo Klinger, desembarcando na estação da luz

A decisão do governo dictatorial, reformando administrativamente o general Bertholdo Klinger, comandante da Circumscripção Militar de Matto Grosso, serviu para apressar a irrupção do movimento civil e militar que neste momento empolga São Paulo. O movimento foi julgado indispensavel diante do desgoverno que a dictadura, que só buscava prolongar-se, vinha mantendo o paiz. Preparada ha algum tempo, a articulação entre os diversos nucleos militares e civis ia se processando reservada e lentamente. Os mais influentes lideres do Exercito, da Força Publica e dos partidos politicos paulistas preparavam o ambiente e tornavam-n-o propicio ao lançamento da semente que haveria de fazer geminar a revolução constitucionalista. O general Isidoro Dias Lopes, apoiado francamente pelo governo do Estado sustentado, por sua vez pela Frente-Unica, contava desde logo com a totalidade da milicia estadual e com toda a guarnição do Exercito. Em Matto Grosso, os entendimentos eram feitos com o general Klinger, que tinha a seu favor a tropa sob seu commando e os elementos da policia do Estado. Nos outros Estados, Minas e Rio Grande, os elementos da Frente-Unica constitucionalista tomaram a si a tarefa de fazer a propaganda do movimento.

Quando Devia Irromper a Revolução

Assim processados os preparativos para a revolução, estava o seu irrompimento marcado para o dia 14 deste mez, quando deveria ser dado o signal convencionado. A attitude tomada pelo chefe do governo provisorio, porém, reformando e mandando substituir immediatamente o general Bertholdo Klinger, no commando da circumscripção de Matto Grosso, fez com que, em uma reunião havida entre os chefes da Frente-Unica paulista e alguns militares, na residencia do dr. Barbosa Ferraz, á rua Sergipe n.o 37, fosse tomada a deliberação de serem os acontecimentos precipitados para que se evitasse uma possivel dispersão de forças.

A Declaração do Movimento Constitucionalista

Foi neste ambiente que os chefes militares, os commandantes de todos os corpos de forças federaes e estaduaes foram convocados para a reunião realizada no sabbado, ás 12 horas, no quartel general provisorio, installado á rua Conselheiro Chrispiniano, com a presença do coronel Euclydes de Figueiredo que havia chegado momentos antes da Capital do paiz. E, nessa reunião memoravel, presidida, como todas as outras preparatorias, pelo general Isidoro Dias Lopes, todos, excepção do commandante de Quitaúna, immediatamente substituido, foram accordes em dar inicio, immediatamente, á revolta constitucionalizadora, tendo, toda a officialidade, o commandante Salgado inclusive, sahido para coordenar as forças sob seus comandos, afim de que todas pudessem entrar em actividade ainda aquelle dia. O coronel Euclydes de Figueiredo assumiu no mesmo instante o commando da 2a. Região Militar, nomeando o coronel Palimercio de Rezende para chefe do estado-maior e o coronel Kingelhoefer para commandante do sector, e, logo a seguir, assignou, juntamente com o general Isidoro, um appello ao povo paulista em que declaravam haver assumido as supremas responsabilidades do commando das forças revolucionarias e pediam que todos os secundasse na acção de manter a ordem e a disciplina entre o povo, appello esse que publicamos em a nossa edição de domingo.

A Renuncia do Interventor Pedro de Toledo

O embaixador Pedro de Toledo telegraphou então, ao sr. Getulio Vargas, depondo em suas mãos a investidura que havia recebido de seu delegado em São Paulo, declarando-se francamente ao lado dos paulistas que se levantavam num movimento geral de autonomia. No dia seguinte, todos os elementos politicos militares e populares o proclamavam governador de São Paulo.

A Primeira Noite da Revolução

Á noite, depois das 21 horas, a cidade começou a conhecer as primeiras noticias sobre o movimento. E o povo procurava, nas immediações do Quartel General e dos Correios e Telegraphos, já a essa hora tomados pela Força Publica e pelo Exercito, conhecer a intensidade da reacção paulista. Dahi a pouco as tropas da Cavallaria da Força Publica e do 4º B. C. appareciam, convenientemente equipadas e armadas, para dar a todos a certeza de que era um facto real, a revolução paulista contra a dictadura e pela restauração immediata da ordem juridica sem a qual, povo algum civilizado póde viver.

Um Manifesto da Frente-Unica

Cidadãos e soldados do Brasil! — O movimento revolucionario, que irrompeu triumphalmente, em S. Paulo e em Matto Grosso, e que se alastra pelo paiz inteiro, ganhando todas as consciencias e pondo em vibração patriotica todos os corações, não visa senão libertar o Brasil da dictadura estupida e mesquinha que o enxovalha e degrada. As tropas federaes aquarteladas em S. Paulo, cedendo á irresistivel pressão da opinião publica do Estado e do paiz, tomaram a iniciativa dessa jornada de redempção e de gloria. E a milicia policial do Estado, como todo o povo paulista na mais impressionante unanimidade, tomou posição decidida ao lado dos que combatem a dictadura. Chega de Matto Grosso, com a sua tropa, o general Klinger. Movimentam-se, no Rio Grande do Sul, as forças solidarias com a frente unica politica daquelle Estado para vir collaborar na arrancada sublime. Agita-se, em Minas, a opinião popular e, na Capital da Republica, onde vacilla o mais impopular e nefasto governo que já teve o Brasil, se prepara, irresistivelmente, a sublevação geral de todos os elementos. Assim, nada conseguirá deter a onda avassaladora do movimento paulista. Ella é invencivel como a liberdade e a lei, que a dictadura pretendeu acorrentar e negar! Avante, pois, pela Constituição e pelo Brasil Unido!


j
i
k

Nenhum comentário:

Postar um comentário