quarta-feira, 5 de agosto de 2009

João Plath

Esta página é dedicada a memória de João Plath .

AQUI COMEÇA SUA HISTÓRIA

João Plath nasceu aos 10 dias do mês de junho do ano 1896 em Berlim, Alemanha. Filho de Alberto Plath e de Ernestina Plath. Passou sua infância na Alemanha, estudando até os dezesseis anos. Aos 17 anos aventurou-se em um navio sem saber o destino, com uma família estranha (que somente o acompanhou). Até o momento de sua saída da Alemanha no ano de 1914, seus pais possuíam uma fábrica de calçados.
O destino do navio porém seria o Brasil. João Plath chegou ao Rio de Janeiro, mas não se adaptou e seguiu viagem até Paranaguá onde desembarcou sem falar uma letra do idioma brasileiro. Continuou sua aventura subindo a serra do Mar até Curitiba onde trabalhou alguns anos.
Não participando da primeira grande guerra que acontecera na mesma época. Mais tarde foi para a cidade de Rio Negro onde trabalhou na construção de um convento dos Freis Franciscanos. Em Rio Negro com 24 anos casou-se no dia 05 de fevereiro de 1921, com Francisca H. Plath e deste amor nasceu 12 filhos, Alfeu(falecido e sepultado em Marilândia do Sul) João Luiz ,Cecília ( falecida e sepultada Rio Negro Pr ),Francisco, Antonio, Osvaldo, Ambrósio e José nascidos em Rio Negro Paraná.
Recebendo uma oferta de trabalho do amigo Henrique Stalk (proprietário do Castelo Eldorado), veio para o norte do Paraná em 1938, instalando-se na antiga República do Eldorado.
Trabalhando em serrarias, olarias, fábricas de caixas e ajudando na construção da mansão denominada "Castelo Eldorado ". Nesta época nasceram outros quatro filhos: Carlos, Walter, Elizabete, Matias e também duas filhas do 2º casamento . Até o momento 12 dos filhos estão vivos. Seus netos totalizam em 66 vivos e 4 mortos .E no ano de 1953 fica viúvo aos 57 anos.
Através do certificado que pôr decreto do Sr. Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil , de 08 de janeiro de 1965, foi concedida a sua naturalização .
João Plath faleceu no dia 20 de fevereiro de 1980, com 83 anos no distrito de São José e sepultado no cemitério do município de Marilândia do Sul.
Lerroville 22/06/00



Relação de nomes dos filhos e netos de João Plath ( Vô Ants )

Alfeu Alberto Plath, Casado com Olga Muller Plath, Filhos: Antônio Plath, João Plath, Teresa Plath, Carmelita Plath, Ozelia Plath, Leonilda Plath, Deniz Plath, Amilto Plath, Cláudio Plath e Flávio Plath.
João Luiz Plath, Casado com Cecília, Filhos: Ana Maria Plath, Aparecida Plath, Jose Plath, Rosa Plath, Lurdes Plath, Lucélia Plath, Josuel Plath, Paulo Plath, Luiz Plath, Mauro Plath, Helena Plath, Santa Plath.
Francisco Plath, Casado com Paulina Muller Plath ( Tereza ), Filhos: Alceu Plath, Acyr Plath, Dirceu Plath, Silvio Plath, Amauri Plath, Osmar Plath e Clarice Aparecida Plath e um filho adotivo José Antonio (Pelé).
Cecília Ernestina Plath, Casada com Aristides Levandosk, Filhos: Celso Levandosk, Odair Levandosk, Maria Levandosk, Diva Levandosk, Lurdes Levandosk, Luiz Carlos Levandosk, José Osvaldo Levandosk, Davi Levandosk, Elizabete Levandosk
Antonio Honorato Plath, Casado com Aparecida Pinto da Silva, Filhos: Romilda Plath, Cloves Plath, Cláudio Plath
Ambrósio Plath, Casado com Olga dos Santos, Filhos:Cacilda Plath, Joel Plath, Ambrósio Plath Filho, Sergio Plath.
José Plath, Casado com Conceição Pinto da Silva, Filhos: Sonia Plath, Edgar Plath, Henrique Plath, Frederico Plath.
Carlos Plath, Casado com Maria dos Santos, Filhos: Silvana Plath, Amarildo Plath, Sergio Plath
Elizabete Plath, Casada com Amilto Cordeiro, Filhos: Neide Cordeiro, Amarido Cordeiro, Amilto Cordeiro, Paulo Cordeiro, Ronildo Cordeiro.
Matias Plath, Casado com Pedrina Pinto da Silva, Filhos:João Carlos Plath, Vilma Plath.
Walter Plath, Falecido em 28/11/1960 com vinte anos de idade, em um acidente com caminhão na Serra do Cadeado município de Ortigueira.


Do segundo casamento

Maria Rosa (nena) Casada com Francisco.
Issalra Casada com Ademar.
Marta Izabel (filha adotiva)


OBS: EM HOMENAGEM A JOÃO PLATH FOI DADO O NOME DO COLÉGIO MUNICIPAL DE MAUÁ DA SERRA (JOÃO PLATH)!AGUARDE BREVE FOTOS DE TODA A FAMÍLIA PLATH E HISTÓRIA DOS PLATH PIONEIROS DO NORTE DO PARANÁ
e-mail plath@bol.com.br
http://plath.vilabol.uol.com.br/JoaoPlath.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário