Podemos dizer que o Programa F-X2 é como uma nuvem e a cada momento toma uma forma nos céus.
Ações longe daqui podem influenciar a decisão. E ações fora do campo puramente técnico ou industrial também.
A sina do Rafale (rajada) como seu próprio nome diz traz uma leva de más notícias recentemente. Em uma semana o vazamento do WikiLeaks onde:  
“O rei Hamad bin Issa al Khalifa pediu apoio ao general Petraeus (então comandante do exército americano encarregado do Oriente Médio) para que fabricantes de aeronaves dos EUA participassem do Salão Aeronáutico do Bahrein, previsto para janeiro de 2010″, segundo a carta escrita pela embaixada dos EUA em Manama.
“Disse que a França estava dando o seu total apoio a que o Rafale estivesse lá, mas concordou com Petraeus que o caça francês era de tecnologia ultrapassada”, segundo o informe diplomático.”
Posteriormente a perda de um caça nas operações do Oceano Índico devido a problemas de leitura de sensores. ( o quarto aparelho perdido) em dois anos.
Enquanto isso a SAAB avança consolidando a sua posição no Brasil com a abertura do Centro de Pesquisa e Inovação Brasil-Suécia, que ocorreu no dia 01 de dezembro em São Bernardo do Campo.   
O prefeito de SBC, Luiz Marinho, e o nove CEO do grupo SAAB,  Häkan Buskhe, que assumiu em setembro de 2010
A primeira leitura indica a possibilidade de um mero caso midiático. O editor de DefesaNet teve a oportunidade de conversar com o prefeito  de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho. Publicaremos a interessante posição do prefeito na busca de uma opção para contrapor às incertezas provenientes da indústria automobilística.
Não é preciso  ter grandes raciocínios para ver que o Presidente Luiz Inácio tem muito nas ações de Luiz Marinho. Seu companheiro não só do PT, mas da luta de 79-80 nos comícios do campo da Vila Euclides. Marinho até hoje é funcionário licenciado da Volkswagen.  
Assim na sua sala pousaram também modelos dos competidores finais do Programa F-X2 ( Dassault Rafale e Boeing F/A-18E/F Super Hornet) assim como o caça do consórcio  europeu  Eurofighter, Esquilo da Helibras e o Embraer EMB-170-190.
Saab dá início ao Centro de Pesquisa e Inovação Brasil-Suécia
http://www.defesanet.com.br/10_12/101202_09_adn_saab_brasil.html
Saab initiates Swedish-Brazilian Research and Innovation Centre
http://www.defesanet.com.br/10_12/101202_10_adn_saab_brazil.html  
Rei do Bahrein diz que caças franceses são ultrapassados http://www.defesanet.com.br/10_12/101201_07_exm_wikileaks_rafale.html