segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Porque devemos nos libertar do Brasil?

Quando digo que devemos libertar-nos do Brasil, não faço isso pordesafeto, faço isso por princípios. Princípios que me fazem crer na Democracia, na Justiça e na ética. Elementos estranhos ao Brasil. Alguém pode supor que este desvio nacional é devido a falta de vontade política. Não creio que essa premissa seja verídica. Governo após governo, geração após geração, século após século, somente a corrupção,o descaso, a incompetência e os privilégios são constantes na realidade política desse país.Não é falta de esforço e tentativa que não se fez do Brasil um país adequado.

Tudo experimentamos: reis, imperadores, generais, civis,engenheiros, advogados, sociólogos, metalúrgicos, analfabetos,aventureiros, ditadores, populistas, apartidarismo, partidocracia,monarquia, republica, parlamentarismo, presidencialismo, liberais,nacionalistas, megalomaníacos, socialistas, tudo. Todos tentaram etentam mudar o Brasil, mas não entendem que o Brasil não quer sermudado. A corrupção, o descaso, a incompetência e os privilégios são da natureza do Brasil. Acabar com isso é acabar com o Brasil.Tal como uma cobra tem em sua índole a maldade e a traição, todo o esforço e a esperança serão perdidos no
empenho de se querer mudar a cobra; e num momento a própria vida será perdida numa picada fortuita da mesma cobra de que tanto tentara ajudar. Porque? Por que é da naturezadas cobras o picar traiçoeiramente, assim como é da natureza do Brasil a corrupção, o descaso, a incompetência e os privilégios. Querer mudar o Brasil é por a perder a própria vida, em vão.Eu creio que devemos nos esforçar para defender as pessoas e nãodefender um país. São as pessoas, as vidas das pessoas, que merecemesforços e sacrifícios, e não um país. Ainda mais um país corrupto,incompetente, cheio de privilégios e descasos.Portanto eu vos digo meus amigos, defendemos as pessoas, defendemos o direito das pessoas, de todas as pessoas, à felicidade - felicidade só possível onde prevalece a democracia, a justiça e a ética, e que elas não tenham que se submeter aos imperativos traiçoeiros de um país .Que as pessoas sejam livres para bem decidir como deve ser o governo, e que as pessoas sejam soberanas para criar sua pátria, digna de seus propósitos e princípios. Pois a soberania e a autoridade reside em cada uma das pessoas e no seu conjunto - o povo, e não em um país ou numa instituição.Paulistas, Sulistas, Amazonenses, Nordestinos, todos nós temos odireito de lutar por nossas pátrias, condignas aos nossos esforços eprincípios, e que não mais desperdicemos nossas vidas num país, cujanatureza de ser não é a nossa. Viva a República Paulista, Viva o Sul, Viva a Amazônia e o Nordeste Independente.

A primavera dos povos esta a chegar, e o direito das pessoas é que deve triunfar.

(Autoria:Roberto Tonin/Setembro 2005) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário