segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Futuros países independentes da Europa

O Montenegro é o país independente mais novo da Europa e do mundo. Para quem não sabe, o Montenegro pertencia à antiga Jugoslávia, juntamente com a Eslovénia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia e Macedónia.

Depois da guerra da Jugoslávia no início dos anos 90, a Eslovénia (que sempre foi a região mais rica deste antigo país), a Croácia, a Bósnia-Herzegovina e a Macedónia proclaramam-se independentes. Restaram a Sérvia e o Montenegro que decidiram unir-se sob o nome de "Jugoslávia". Em 2003, a nova Jugoslávia (Sérvia e o Montenegro) decidiu mudar o nome do seu país para "Sérvia-Montenegro", para acabar de uma vez por todas com o nome "Jugoslávia", nome do passado.
l
Há 2 semanas atrás, os montenegrinos votaram e decidiram separar-se da Sérvia, com o intuito de aderir o mais rápido possível á União Europeia, pois se continuasse associado à Sérvia, dificilmente conseguiria tal objectivo, por causa dos crimes de guerra da Sérvia.

A República do Montenegro (em sérvio cirílico: Црна Гора; e sérvio latino Crna Gora, significando precisamente "montanha negra") é uma pequena e montanhosa república balcânica, fazendo fronteira com o Mar Adriático a sudoeste, a Albânia a sudeste, a Bósnia-Herzegovina e uma pequena língua de terra da Croácia a oeste, e com a Sérvia a norte.

Entre 1945 e 1991 e desde então até 2003 foi uma das repúblicas constituintes da República Socialista da Jugoslávia e da República Federal da Jugoslávia, respectivamente; desde então e até Junho de 2006, foi uma das duas repúblicas que integraram o Estado da Sérvia e Montenegro.

A 21 de Maio de 2006 realizou-se um referendo para determinar a vontade do povo de se tornar independente ou de manter a união com a Sérvia. Os resultados indicaram que 55.5% dos eleitores haviam escolhido a independência, poucas décimas acima dos 55% requeridos pelo referendo. Em 3 de Junho de 2006 o parlamento montenegrino declarou oficialmente a independência do novo país.

 
Bandeira do Montenegro

Mapa do Montenegro na Europa 

A estes juntaria também Açores e Madeira. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário