quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O governo de Dilma não promete muita coisa


Presidenta Dilma Rousseff durante reunião de coordenação no Palácio do Planalto
Presidenta Dilma Rousseff durante reunião de coordenação no Palácio do Planalto
José Cruz/ABr
Adriana Brandão
A expectativa com a política a ser adotada pela nova presidente brasileira é analisada pelo jornal econômico Les Echos desta terça-feira. A imprensa francesa também volta a dar espaço para o otimismo do governo francês sobre a venda dos caças Rafale para o Brasil.
"O novo governo brasileiro não promete muita coisa". Este é o título de um artigo do jornal francês Les Echos desta terça-feira. Baseado na imprensa brasileira, o diário econômico ressalta o engajamento da nova presidente Dilma Rousseff em favor da estabilidade, mas sem reformas importantes no horizonte. Além da continuidade com o governo Lula, a prioridade será reduzir as despesas públicas, segundo a intenção anunciada por Dilma. Mas não se trata de instaurar um “Estado mínimo. Citando o jornal o Valor, Les Echos informa que o objetivo de Dilma é melhorar os serviços públicos e a segurança social, setores que foram negligenciados no governo anterior. No entanto, o jornal duvida que a coalizão no poder consiga realizar este objetivo.
O novo governo brasileiro também foi analisado nesta terça-feira pelo ministro da Defesa da França, Alain Juppé, que assistiu em Brasília a posse de Dilma Rousseff. Em entrevista a rádio Europe 1, ele disse que a eventual venda dos caças Rafale se insere no contexto de cooperação estratégica entre a França e o Brasil que é considerável. Juppé reafirmou sua confiança de que o governo brasileiro irá escolher os caças franceses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário