sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Partido Comunista russo faz campanha para que Volgogrado volte a se chamar STALINGRADO

São necessárias 100 mil assinaturas para que iniciativa seja considerada pelo governo
O Partido Comunista da Rússia começou a coletar assinaturas em favor da restauração do nome da cidade de Volgogrado, que até 1961 se chamava Stalingrado. A legenda pretende experimentar o sistema do site Iniciativa Civil, proposto pelo Presidente russo, Vladimir Putin, e programar o projeto para coincidir com o 70º aniversário da Batalha de Stalingrado, que foi decisiva para a derrota de Hitler na II Guerra Mundial. Os comunistas acreditam que a devolução do nome de Stalin à cidade é uma causa capaz de unir os cidadãos russos. Eles esperam recolher as 100 mil assinaturas requeridas dentro de, no máximo, quatro semanas.
O advogado do Partido Comunista, Vadim Soloviov, está confiante de que outros partidos políticos como o Liberal-Democrata e o Rússia Justa irão apoiar a iniciativa. Os saudosos de Stalingrado planejam angariar as regiões russas visitando companhias e lugares públicos durante manifestações de protesto e não excluem a ideia de ir de porta em porta à procura de apoio.
Apesar de insistirem tratar-se de uma homenagem à lembrança da batalha que garantiu a vitória dos aliados na II Guerra e não a nada que Stalin tenha feito pessoalmente, os comunistas podem enfrentar uma considerável resistência do povo russo. De fato, sociólogos de todo o país acreditam que a maioria das pessoas não se sente confortável com a ideia de usar o nome de Stalin, já que ele é largamente visto como um ditador e criminoso político.
O Partido Comunista espera que o projeto passe pelo parlamento russo na próxima primavera, outono no hemisfério sul. No entanto, mesmo que consiga as assinaturas necessárias, o site Iniciativa Civil, cujo conceito obriga o governo a considerar qualquer iniciativa popular que obtenha no mínimo 100 mil apoiadores, não será oficialmente lançado antes de abril de 2013, o que dificulta bastante o cronograma do partido.
FONTE: Diário da Rússia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário