sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Após 30 anos no poder, Hosni Mubarak renuncia no Egito

Pouco antes do anúncio, Hosni Mubarak deixou o Cairo com sua família rumo à estação balneária egípcia de Sharm el-Sheikh.
Pouco antes do anúncio, Hosni Mubarak deixou o Cairo com sua família rumo à estação balneária egípcia de Sharm el-Sheikh.
Silvano Mendes
Um dia após o discurso televisivo no qual transferiu parte de seus poderes, Hosni Mubarak deixou a presidência do Egito. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira pelo vice-presidente Omar Suleiman. As forças armadas devem assumir o poder no país.
O presidente egípcio Hosni Mubarak deixou o cargo e entregou o poder às forças armadas nesta sexta-feira, após 18 dias de mobilização popular. O anúncio foi feito pelo vice-presidente Omar Suleiman. "Diante das condições difíceis que atravessa o país, Mohammed Hosni Mubarak decidiu abandonar o cargo de presidente da República e encarregou o conselho supremo das forças armadas de administrar o país", declarou Suleiman em um pronunciamento na televisão.
A praça Tahrir, onde centenas de milhares de pessoas estaram reunidas, viveu uma verdadeira explosão de alegria com o anúncio de que Hosni Mubarak entregaria o poder após 30 anos no comando do país. "O povo derrubou o regime !" gritavam os manifestantes.
O anúncio teve repercussões imediatas nos mercados financeiro. O bolsa de Nova York registrou uma alta logo após a declaração de Omar Suleiman e o preço do petróleo chegou a perder mais de um dólar em Nova York e em Londres quando a renúncia foi oficializada.
Pouco antes do anúncio oficial, os canais de televisão egípcios avisaram que o Mubarak havia deixado o Cairo com sua família. Segundo as informações divulgadas pela imprensa local, o presidente estaria na estação balneária egípcia de Sharm el-Sheikh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário