quinta-feira, 18 de julho de 2013

Tanques, abortos e café instantâneo: 24 coisas em que a Rússia é campeã do mundo

País também tem o primeiro lugar em número de feriados e ataques cibernéticos

Tanques, abortos e café instantâneo: o que essas três coisas têm em comum? Simples: todas fazem parte das coisas que a Rússia exporta, realiza ou consome mais do que qualquer outra nação do mundo. A última edição da Revista Esquire em língua russa divulgou esta semana uma lista das 24 coisas nas quais o país é líder mundial com comprovação estatística.

Um dos destaques é o consumo de café instantâneo, em que a Rússia ultrapassou o Japão, de acordo com um estudo realizado pela agência de marketing russa Navigator. O país é também o maior fornecedor de tanques de batalha: as exportações russas dos veículos de guerra devem chegar a 859 no período de 2009 a 2013, de acordo com o Centro de Análise do Comércio Global de Armas, que tem sede em Moscou.A Rússia é a maior exportador de tanques de guerra do mundo

Em uma nota mais triste, a Rússia viu mais gestações terminarem em abortos do que no ano passado. Houve 1.022 interrupções de gravidez para cada mil nascimentos, de acordo com as estatísticas estatais. O segundo lugar no ranking, Romênia, registrou “apenas” 684 abortos para cada mil bebês nascidos.

Outros índices demográficos ligados à saúde incluem na conta da Rússia o consumo de vodka, com 13,2 litros per capita da bebida sendo ingerida por ano, e de heroína, com 21% do total consumido no mundo. O país ainda é recordista no número de mortes causadas pelo álcool e, separadamente, por acidentes de avião. Também tem o maior percentual de fumantes e de assassinatos de pessoas com idade entre 10 e 29 anos.

Os russos também são os que mais passam tempo navegando na internet: em média, são 6,6 horas diárias per capita, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado digital comScore. O país também é o que mais recebe ataques cibernéticos, com 2,4 milhões registrados apenas em maio deste ano, de acordo com a Deutsche Telekom.

Além disso, com 28 dias de feriados sancionados pelo Estado e 12 folgas nacionais, os russos desfrutam de mais dias de descanso do que os habitantes de todos os 40 maiores países do mundo.

Os números relacionados à economia incluem a compra de ouro pelo Banco Central, o suborno no exterior, as reservas de petróleo de xisto, a contratação de gestores de nível médio e superior e a desigualdade de renda, 1% dos russos controla 71% da riqueza do país, de acordo com o Relatório da Riqueza Global publicado pela consultoria britânicaKnight Frank.

A Rússia também terá os Jogos Olímpicos mais caros da história: até 2014, os Jogos de Inverno em Sochi custarão ao país cerca de US$ 51 bilhões, em comparação com os US$ 45 bilhões gastos em Pequim para os Jogos de Verão de 2008.

Outros números incluem ainda as armas nucleares, o desmatamento e os lugares mais poluídos, com oito dos 35 locais listados pelo Blacksmith Institute. No setor de engarrafamentos, a menção especial foi para Moscou. O país também é líder no percentual da população com ensino superior e na pesca no gelo: em fevereiro, a Rússia venceu o Campeonato Mundial de Pesca no Gelo de 2013, evento realizado em Wisconsin, nos Estados Unidos.

Por outro lado, desde que a revista Esquire começou a publicar a lista em 2005, o país perdeu o posto de primeiro lugar no número de policiais per capita, no de lançamentos espaciais comerciais e no da população carcerária, bem como nas exportações de óleo de semente de girassol e, curiosamente, de carne de canguru.
FONTE: Diário da Rússia - http://www.diariodarussia.com.br/fatos/noticias/2013/07/18/tanques-abortos-e-cafe-instantaneo-24-coisas-em-que-a-russia-e-campea-do-mundo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário