sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Contatos da al-Qaeda no Brasil

Pela primeira vez o governo dos Estados Unidos classificou como narcoterrorismo o crime pelo qual são acusados três integrantes da al-Qaeda em Mali e com contatos no Brasil.

A detenção realizada por uma operação designada pela Agência Americana de Luta contra o Narcotráfico, a DEA, revelou os vínculos entre a rede terrorista comandada por Osama bin Laden e contrabandistas brasileiros.
 
O jornal Folha de São Paulo publicou uma reportagem onde destaca que, depois das descobertas, a Polícia Federal do Brasil está realizando investigações que permitam identificar as ligações brasileiras com o narcoterrorismo, definido como o tráfico de entorpecentes para financiar o terrorismo.

Conforme destaca o matutino paulista, milicianos da al-Qaeda declararam haver recebido ajuda de contrabandistas brasileiros para transportar entre meia e uma tonelada de cocaína da Colômbia até Mali, na África Ocidental, com a finalidade de vendê-la na Europa.

A suposta conexão brasileira foi revelada por Omar Issa, Harouna Touré e Idris Abdelrahman, os milicianos da al-Qaeda que atuam em Gana, Mali, Argélia e outras regiões da África Ocidental, os quais, após serem detidos, foram deportados para Nova York, onde serão julgados.

Segundo as declarações dos detidos, respaldadas pelos carimbos no passaporte de Touré, que demonstram sua presença no Brasil, França e Arábia Saudita, ele era o contato com os contrabandistas brasileiros.
De acordo com o que a DEA conseguiu descobrir, através de um agente infiltrado que manteve conversações telefônicas e gravou vídeos dos encontros, Touré iria buscar a droga na Colômbia e, com a ajuda de contrabandistas brasileiros, a transportaria até Mali, revela o informe da Folha de São Paulo.
A partir dali, o carregamento de drogas seria transportado pelo deserto até o Marrocos, para ser então levado até a Europa através da Espanha.

A DEA conseguiu desarticular a operação ao infiltrar um agente que se fez passar por membro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), e que estava disposto a conseguir meia tonelada de cocaína para a al-Qaeda, o que traria um lucro de US$ 1 milhão para o grupo terrorista, segundo revela a Folha.
Os três milicianos da al-Qaeda capturados, e que agora estão detidos em Nova York, pertencem à facção Aqim, que significa “al-Qaeda do Magreb Islâmico”, um grupo que Osama bin Laden autorizara a usar o nome da rede terrorista a partir do ano de 2006.

Diálogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário