quinta-feira, 8 de abril de 2010

Apresentado ao mundo mais um elo da evolução humana



O esqueleto, descoberto na África do Sul, foi datado de entre 1,78 a 1,95 milhões de anos Lusa

Os fósseis de dois esqueletos de uma fêmea e de um jovem macho foram descobertos há cerca de ano e meio na África do Sul. Os paleontólogos desconhecem o grau de parentesco mas sabem que estes hominídeos representam um importante achado para o estudo da evolução humana.
Está a ser apresentado ao mundo o "Australopithecus Sediba". Viveu há cerca de dois milhões de anos e os paleontólogos dizem que é mais evoluído do que os outros primitivos.

O hominídeo tem características tanto de australopiteco como do género Humano. Trepava às árvores mas já era bípede, caminhava quase como um Homo Erectus e conseguia correr. Os esqueletos descobertos em bom estado de conservação permitem dizer que esta espécie era de pequena estatura (1,27 metros e cerca de 30 Kilos). O cérebro era também pequeno (440 centímetros cúbicos), os braços muito longos e as mãos fortes.
O paleoantropólogo da Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, Lee Berger, diz que "os fósseis dão uma visão detalhada de um novo capítulo da evolução humana e levantam o véu sobre um período crucial, quando os hominídeos deixaram a vida nas árvores para se estabelecerem no solo."
As investigações decorreram em Malapa, uma região a 40 kms de Joanesburgo, na África do Sul, denominada Berço da Humanidade. O local foi classificado pela UNESCO património da humanidade por causa da riqueza de depósitos com fósseis.

A exploração começou a ser feita nesta zona de grutas com a ajuda do Google Earth. Eram conhecidas cerca de 130 cavernas. Com esta ferramenta foram encontradas 500.
Uma delas guardava a história de um passado com cerca de dois milhões de anos. A fêmea e o jovem macho caíram na gruta e terão sido arrastados por uma corrente subterrânea e ficaram cobertos por sedimentos.
São até agora os únicos testemunhos desta nova espécie baptizada de Australopithecus Sediba que quer dizer primavera natural, fonte ou nascente na língua sotho.

Os cientistas estão prontos para debater o novo achado.


http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Apresentado-ao-mundo-mais-um-elo-da-evolucao-humana.rtp&article=334610&visual=3&layout=10&tm=7

Nenhum comentário:

Postar um comentário