quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Ser separatista no es delito.

Ser separatista no es delito.
Ismael Muñoz García

Un diccionario común dice lo siguiente o algo parecido: “Separatista. El que quiere separarse de un Estado, una religión, etc.” y “Separatismo. Tendencia de los habitantes de un territorio a separar éste del Estado del cual forma parte”. En otras palabras, el separatismo es una solución natural cuando los territorios que componen un Estado no tienen intereses comunes, sino más bien contrapuestos. De manera que no pueden convivir pacíficamente ni recorrer juntos un camino que conduzca a la felicidad de sus pueblos respectivos.

Um dicionário comum diz o seguinte ou algo muito parecido sobre o termo separatista :"É aquele que deseja se separar de um estado,uma religião etc."."Tendência dos habitantes de um território se separarem de um estado do qual fazem parte" . Em outras palavras, o separatismo é uma solução natural quando os territórios que compõe um estado não tem interesses comuns,mas pelo contrário,completamente opostos.De maneira que conseguem conviver de forma plenamente pacífica nem caminhar juntos pelo caminho que os conduza a feilicidade respectivas.

En mi libro ¿Independencia o Autonomía? La disyuntiva de Santa Cruz (Editorial El País, 2005), se encuentra el artículo Ser autonomista no es delito publicado el 27 de febrero de 2001 en EL DEBER. Como escribí allí y repito aquí, si uno es separatista, nacionalista camba, independentista, anexionista, secesionista, internacionalista, apátrida, autonomista, federalista, aislacionista, ácrata monárquico, Bolivianófilo o cualquier otra tendencia que pueda ser defendida en el campo de las ideas, nadie puede alegar que esté cometiendo un delito por sostener una opinión. La democracia se fortalece con las disidencias, con la confrontación de ideas en que brille el deseo de procurar una vida mejor al pueblo.

No meu livro "Independência ou autonomia ?" A desjuntiva Santa Cruz (Editorial El País, 2005), se encontra o artigo: Ser autonomista não é delito publicado em 27 de fevereiro de 2001 en El Deber. Como escrevi alí e repito aqui, si um cidadão é separatista, nacionalista camba, independentista,anexionista,secessionista, internacionalista, apátrida, autonomista, federalista, isolacionista, monarquista, Bolivianófilo ou qualquer outra tendência que possa ser defendida no campo das ideias,nada se pode alegar que este esteja cometendo um crime por apenas sustentar uma opinião. A democracia se fortalece justamente com as dissidências, com o confronto de ideias em que brilhe o desejo de procurar uma vida melhor ao seu povo.

En cambio, el patriotismo se debilita cuando una etnia o una región mantienen sometida por la fuerza a otra u otras, como ha venido ocurriendo en Bolivia.

Uma deturpação, o patriotismo se debilita quando uma etnia ou uma região submete-se  à outras, como temos visto na Bolívia.

La idea de que Bolivia desaparecerá si se divide es absolutamente absurda, pues esto no se logrará ni con una docena de bombas atómicas. Lo que sí sucedería es que este país híbrido se transformaría en dos, o quizás más países homogéneos. Los centralistas bolivianos no deben engatusar al pueblo ignorante: los países no se pueden ‘destruir’, sólo se transforman.

A ideia de que a Bolívia desaparecerá caso venha a se dividir é absoutamente absurda,pois isto não será realizado nem mesmo com uma dezena de bombas atômicas. O que se sucederia é que este país híbrido se transformaria em dois,ou quiçá mais países homogêneos. Os centralistas bolivianos não enganar o povo ignorante: os países não podem se destruir, somente se transformam.

Con cierta frecuencia se oye voces de ‘expertos matrimoniales’ tratando el ‘problema’ del divorcio. ¡Pare el coche!, digo yo: el problema es el mal matrimonio, el divorcio es una solución. Hablando de Bolivia y de países híbridos y mal avenidos, hay que actuar como Checoslovaquia, Estado cuyos habitantes dieron un excelente ejemplo de comportamiento racional al separarse civilizadamente el 1 de enero 1993, sin que se haya producido salvajes agresiones verbales y escritas como las que se informa todos los días en los medios de comunicación de masas y, principalmente, vía Internet contra Santa Cruz y su posición autonomista. Sin matar, apalear, apedrear ni poner preso a nadie, la República Checa y la República Eslovaca son ahora países independientes y amigos como en el futuro lo podrán ser las repúblicas de Bolivia y Cambalandia.

Com certa frequência se ouvem vozes de "experts matrimônios" tratando o "problema" do divórcio. Parem as máquinas!: o problema não é o matrimônio em si,mas é um problema quando nenhuma das duas partes está satisfeita, tornando-se o divórcio uma solução. Falando de Bolívia e de outros países híbridos e mal resolvidos, é necessário que se atue como a Checoslováquia, estado cujo habitantes deram um excelente exemplo de comportamento racional ao separarem-se civiliazdamente no dia 1º de janeiro de 1993, sem que se tenha produzido selvagens agressões verbais e escritas como as que todos os dias são publicadas nos meios de comunicação de massas (sobretudo a internet) contra Santa Cruz e sua posição autonomista. Sem matar, golpear, apedrejar nem prender ninguém, a República Checa e a República Eslovaca agora são dois países independentes e amigos como no futuro poderão ser as repúblicas da Bolívia e Cambalândia.

Por último, los criollos cruceños (llamados cambas) siempre han sido una minoría nacional oprimida, aunque su territorio histórico abarca más o menos el 70 por ciento de la superficie actual del Estado boliviano.

Por último, os "Criolos cruceños" (Cambas) sempre foram uma minoria nacional oprimida, embora seu território histórico seja mais ou menos do que é hoje 70% da superfície do atual estado Boliviano.


A la vista de todo el mundo el andinocentrismo ideológico, apoyado por el aparato estatal, ha ejercido un abusivo colonialismo interno y está creando día a día un conflicto racial donde nunca antes lo hubo.

As vistas de todo o planeta o andinocentrismo ideológico, apoiado pelo aparato estatal,tem exercido um abusivo colonialismo interno e esta criando dia a dia um conflito racial onde nunca houvera antes.


En estas condiciones y antes de que la sangre llegue al río, ¿no sería mejor separarnos como amigos para que cada nación maneje sus propios recursos y solucione sus propios problemas? Después de todo es mejor un buen divorcio que un mal matrimonio.

Nestas condições e antes de que o sangue chegue ao rio, não seria melhor separarmos como amigos para que cada nação cuide de seus próprios recursos e solucione seus próprios problemas? Depois de tudo é melhor bom divórcio do que um mal casamento.


ORIGINAL

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Radio Live one

A proposta da Rádio Live One é relembrar os grandes momentos e épocas da música contemporânea. Não se pode defini-la apenas como uma rádio adulta, sua programação é diversificada; os momentos clássicos onde relembramos sons dos anos 1980, clássicos do rock'n roll misturados com as "love songs" da época... Temos aqueles momentos de discoteca pura, clássicos dos anos 1970 misturados com a evolução da música dance dos anos 1990... Pode parecer ousadia colocar sons de épocas tão distintas como 1970 e 1990 no mesmo balaio não é? Sim,porém é esta a fórmula que faz a LIVE ONE ser diferente de outras emissora via web que aí estão.

A Live One não para por aqui não, a Live One tem os seus momentos de hitparade. Além de ouvir clássicos de qualidade você ouve as novidades da música de todo o mundo; na verdade a música não parou de evoluir, e apesar dos anos 1980 e 1990 terem sido marcantes, de 1996 a 2004 muita música de qualidade foi produzida e portanto dedicamos uma faixa especial de nossa programação para os apreciadores deste gosto musical,que pede uma roupagem mais jovial, no entanto também pode ser apreciado por todas as idades! Para quem gosta de um acústico todo sábado tem show aqui na Live One... além dos programas de entretenimento, esporte, standup, cultura e lazer,confira nossa programação, o melhor da música, nacional e internacional, flashback e conteporânea, é só aqui na Live One!

A Tradição.

Tradição é o que constitui toda a espiritualidade do ser humano,que por seu intelecto superior se faz notar entre as espécies por esta maravilhosa graça divinamente concedida por Deus,o que mantém a mentalidade do amor à família,aos amigos e à nação.

Pode o ser humano viver então sem a sua tradição,mais do que viver,preservar tudo o que já foi feito e conquistado pelos antepassados e a partir disto se desenvolver,alcançando maiores e melhores indíces de bem estar social?Perder a tradição significa perder a razão da existência.

Não podemos abrir mão de nossa tradição e organização deixados por Deus aos homens na Terra,para que nós pudessemos existir e desenvolver os dons que cada ser humano carrega.Porque será então que sistemáticamente tenta-se eternamente destruir a sagrada tradição?

Aqueles que embuídos de espíritos de toda a sorte negativos,como a inveja,a ganância e a falta de conformismo,do bom conformismo,com aquilo que lhe é implicito atemporalmente,investido por suas obras,sua capacidade de realização física e espiritual,tentam mudar sua situação pessoal ou/e também daqueles que este ama (quando ama alguém),de forma totalmente mesquinha,quebrando toda o tipo de estrutura  organizacional.Tradicional,impondo a sua organização e a sua ordem.

Quando o indivíduo faz isso ele quebra o pacto Tradicional que sustenta e suporta toda a organização que mantém uma sociedade,ensejando desta forma circunstâncias que levam a um embate desnecessário entre instituições,governos,famílias e individuos.

Manter a Tradição é algo fundamental para a sustentabilidade humana,tradição está baseada nos princípios Cristãos,que norteam a civilização ocidental,nossa civilização,a mais perfeita já existente nesta face da Terra,a mais fulgente que o homem em qualquer era pode presenciar.

A falta de tradição Cristã levará a humanidade ao seu término.E sinto ter de registar isto,mas nosso fim já está consumado,não há o que fazer para preservar o mundo,o fim deste já foi decretado e está próximo.Necessitamos cada vez mais sermos individualistas e pensarmos em nós mesmos,porém sem querer o mal do próximo,o próximo nós devemos  desejar somente o bem,para ele consiga ser vitorioso também em sua jornada individualista em busca de sua paz e de seu conforto,trilhado através da manutenção da Tradição e dos bons-costumes Cristãos ocidentais.

Escrito por Júlio Bueno,quinta-feira,10 de setembro de 2009,por volta das 23h00,ao som de Loreena McKnnitt.

Regiões separatistas da Espanha criam seleções próprias

Além do País Basco e da Catalunha, Andaluzia, Murcia, Canarias, Galícia e Extremadura, montaram times

Equipe Universidade do Futebol

A Espanha é reconhecida muldialmente por ser um dos países com mais povos em busca de reconhecimentos de independência,memore País Basco,Catalunha,Múrcia,,canárias,Anadaluzia,Extremadura e outros.
A Catalunha e o País Basco já tinham seleções há longa data,agora outros povos também formarem equipes para disputarem partidas sob as bandeiras de seus povos.

A Catalunha fez inclusive um amistoso contra o Brasil no estádio Camp Nou do Barcelona.