segunda-feira, 29 de março de 2010

O trenzinho da Cantareira

DA WIKIPEDIA

O Tramway da Cantareira era uma linha urbana de trens na cidade de São Paulo. Começou como um ramal da E. F. Sorocabana, aberto em 1893 partindo da Rua João Teodoro, para transporte de materiais que seriam utilizados na construção da Adutora Cantareira. Este trecho ia um pouco além do que é hoje o bairro do Tremembé em São Paulo. Utilizava uma locomotiva movida a lenha.

Pouco tempo depois de aberto começaram também a transportar passageiros para os bairros da periferia de São Paulo. No ano de 1907 construíram uma estação no Parque Dom Pedro II. Em 1908 iniciaram a construção do ramal Guapira que chegava até o Asilo dos Inválidos (ainda ativo Hospital Geriátrico e de Convalescentes D. Pedro II) no Guapira, atual bairro do Jaçanã, imortalizado na canção de Adoniran Barbosa (Trem das Onze). Os ramais da linha se dividiam na estação do Areal que ficava em frente da antiga Casa de Detenção onde está hoje a estação Carandiru do metrô.

Somente em 1913 foi aberta a primeira estação intermediária, Tucuruvi, e aos poucos outras estações passaram a ser abertas ao longo das linhas. Em 1915 chegou até Guarulhos. No ramal para Guarulhos existiam as seguintes estações: Areal, Carandiru, Paulicéia, Parada Inglesa, Tucuruvi, Vila Mazzei, Jaçanã, Vila Galvão, Gopoúva, Guarulhos e em 1947 este ramal foi estendido até o aeroporto militar de Cumbica. Ainda em 1947 a bitola da linha ampliada de 60 cm para 1 m. O ramal para o Horto Florestal tinha as seguintes estações: Areal, Santana, Santa Terezinha, Mandaqui, Tremembé e Horto Florestal.

Em 1964, começou o desmonte da linha, foi suprimido o trecho entre a estação Tamanduatei e a primeira estação Areal, um ano depois o trecho Areal - Guarulhos foi suprimido. Os trilhos foram retirados logo depois e as estações foram demolidas. Nos dias de hoje, grandes avenidas e o Metrô passam pelo antigo traçado.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trenzinho_da_Cantareira

Nenhum comentário:

Postar um comentário