segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo

A Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo é uma orquestra brasileira sediada na cidade de São Paulo, capital do estado homônimo.

Alguns atribuem sua formação ocorreu à Sociedade de Concertos Sinfônicos de São Paulo em 1921. Mas a orquestra então formada apenas executou concertos esporádicos, sem continuidade. A instituição de um corpo estável de músicos, com uma temporada de concertos, deu-se em 1935, numa parceria entre o Departamento de Cultura e a Sociedade de Cultura Artística. O primeiro regente foi o alemão Ernst Melich. Neste momento a orquestra passou a funcionar regularmente, ganhando programação de concertos, mas ainda sem estabilidade jurídica ou contratação de músicos efetivos. Cada temporada de concertos precisava ganhar verba específica, com os músicos sendo arregimentados e pagos conforme a ocasião.

A partir de 1936 a Orquestra passou a ser vinculada também ao Teatro Municipal, sendo muitas vezes chamada de Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo. Os regentes mais ativos na orquestra nestes anos iniciais foram Camargo Guarnieri, Souza Lima e Armando Belardi.

Em 1939 a orquestra foi oficializada durante a gestão do então prefeito Francisco Prestes Maia e em 1949 os músicos componentes ganharam a estabilidade funcional.[1]

Os compositores Francisco Mignone, Almeida Prado, Villa-Lobos, Penderecki e Camargo Guarnieri já regeram a orquestra como maestros convidados. Os maestros brasileiros, Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Sergio Magnani e Jamil Maluf também já se apresentaram com a orquestra, além de solistas como Magdalena Tagliaferro, Guiomar Novais e Leo Gandelman, considerado o melhor saxofonista brasileiro da atualidade.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Orquestra_Sinf%C3%B3nica_Municipal_de_S%C3%A3o_Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário