segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo

A Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo é uma orquestra brasileira sediada na cidade de São Paulo, capital do estado homônimo.

Alguns atribuem sua formação ocorreu à Sociedade de Concertos Sinfônicos de São Paulo em 1921. Mas a orquestra então formada apenas executou concertos esporádicos, sem continuidade. A instituição de um corpo estável de músicos, com uma temporada de concertos, deu-se em 1935, numa parceria entre o Departamento de Cultura e a Sociedade de Cultura Artística. O primeiro regente foi o alemão Ernst Melich. Neste momento a orquestra passou a funcionar regularmente, ganhando programação de concertos, mas ainda sem estabilidade jurídica ou contratação de músicos efetivos. Cada temporada de concertos precisava ganhar verba específica, com os músicos sendo arregimentados e pagos conforme a ocasião.

A partir de 1936 a Orquestra passou a ser vinculada também ao Teatro Municipal, sendo muitas vezes chamada de Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo. Os regentes mais ativos na orquestra nestes anos iniciais foram Camargo Guarnieri, Souza Lima e Armando Belardi.

Em 1939 a orquestra foi oficializada durante a gestão do então prefeito Francisco Prestes Maia e em 1949 os músicos componentes ganharam a estabilidade funcional.[1]

Os compositores Francisco Mignone, Almeida Prado, Villa-Lobos, Penderecki e Camargo Guarnieri já regeram a orquestra como maestros convidados. Os maestros brasileiros, Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Sergio Magnani e Jamil Maluf também já se apresentaram com a orquestra, além de solistas como Magdalena Tagliaferro, Guiomar Novais e Leo Gandelman, considerado o melhor saxofonista brasileiro da atualidade.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Orquestra_Sinf%C3%B3nica_Municipal_de_S%C3%A3o_Paulo

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

SOLDADOS DA FÉ E DA PROSPERIDADE

As igrejas evangélicas crescem com
a promessa do paraíso na terra

Andréa Barros e Laura Capriglione
Foto: Frederic Jean

"Onde tem Coca-Cola e Correios tem Assembléia de Deus":
cultos em todo canto



Desde a década de 80 cientistas políticos, antropólogos e sociólogos, sem contar padres e freiras, tentam entender um mistério digno das melhores elucubrações de teólogos católicos, de Santo Agostinho a Hans Kung: a conversão pacífica de 8 milhões de brasileiros às mais de 100 denominações evangélicas que existem no país. É um crescimento da ordem de 100%. No mesmo período, a população brasileira aumentou 31%, o que significa que os evangélicos se multiplicaram a uma taxa três vezes maior que a do país. Eles formam hoje um rebanho de 16 milhões de fiéis. Um rebanho ordeiro, trabalhador, que vem galgando a pirâmide social com velocidade assombrosa. O maior país católico agora é também o terceiro maior do mundo em número de protestantes. É um fenômeno que se assemelha aos épicos bíblico-hollywoodianos: milhões de figurantes, novos apóstolos, canastrões, parábolas de sofrimentos abissais antes da conversão; glórias e prazeres indizíveis depois.

Esse processo de conquista de almas já foi interpretado como puro fanatismo, exploração de gente humilde por espertalhões, desqualificado por boçal e vítima dos preconceitos mais pitorescos. Na versão mais sofisticada, a crítica atribuiu aos novos fiéis a pecha de fundamentalistas. Nada mais errado. Tantas almas foram ganhas para o "Deus vivo" -- professado sempre aos gritos pelos evangélicos neopentecostais em cultos mais estridentes que uma apresentação de Carla Perez -- porque de alguma maneira a religião acabou sendo útil aos convertidos. Vencendo o preconceito e o desconhecimento, uma nova fornada de estudos acadêmicos sobre o tema é capaz de relacionar alguns desses benefícios:

As igrejas evangélicas realizam um monumental trabalho de alfabetização de adultos e estimulam o hábito da leitura. Embora recrutados entre a população mais pobre e portanto mais suscetível ao analfabetismo -- 54% do rebanho ganha até cinco salários mínimos --, os evangélicos são mais letrados. O analfabetismo entre eles atinge apenas 9,5%, contra 20% da população brasileira em geral.

A disciplina religiosa e a importância dada à educação como fator de ascensão social fazem com que os fiéis das igrejas evangélicas sejam mais exigentes com o desempenho escolar dos filhos. Mesmo quando pobres, 80% dos evangélicos não admitem a hipótese de seus filhos adolescentes entre 12 e 17 anos deixarem de estudar para trabalhar. É o quesito relativo ao comportamento da prole em que são mais exigentes. Na população em geral, o imperativo do estudo atinge apenas 60%.

Sem dogmas que impeçam o planejamento familiar, as novas igrejas distribuem anticoncepcionais a seu rebanho. Segundo o estudo "Novo Nascimento", produzido pelo Instituto de Estudos da Religião, entre as famílias evangélicas pobres, o número de filhos é, em média, 25% menor que entre a população brasileira.

Os evangélicos realizam trabalhos de recuperação de dependentes de drogas e álcool em 270 clínicas espalhadas pelo Brasil. Elas atendem 12.000 pessoas, com índices de eficiência semelhantes aos obtidos por instituições reputadas, como os Alcoólicos Anônimos: 60% de recuperação.

Uma sólida rede de solidariedade entre os fiéis garante que um ajude o outro na hora do desemprego ou da dificuldade financeira. Evangélico empresário prefere empregar irmãos de fé ou candidatos à conversão. Essa rede de empregos se amplia ainda mais porque a atividade religiosa, para os evangélicos, implica a criação de empresas. Editoras bíblicas, canais de televisão, escolas, templos e até bancos evangélicos são responsáveis pelo surgimento de 600.000 empregos, cinco vezes mais que os postos gerados diretamente pela indústria automobilística.

Leitura obrigatória -- Num país onde a educação é uma desgraça, embora seja fator decisivo no destino de qualquer pessoa, o costume protestante de promover a leitura cotidiana da Bíblia, e, mais do que isso, de obrigar o fiel a ler os textos sagrados antes de convertê-lo, transformou-se numa verdadeira revolução educativa. "Os protestantes têm de ser alfabetizados para cumprir seus deveres e fazer seus filhos cumprirem essa norma", lembra o reverendo Jaime Wright, da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil. É uma diferença e tanto num país de tradição católica, pela qual só aos padres compete a leitura das Sagradas Escrituras. A professora de sociologia Cecília Mariz, da Uerj, acompanhou durante cinco anos comunidades evangélicas no Rio de Janeiro e no Recife. Mais tarde, numa tese de doutorado que fez na Universidade de Boston, com o título de "Convivendo com a pobreza -- Pentecostais e comunidades de base no Brasil", Cecília notou que a escola bíblica, dominical, é uma fonte de instrução vital. Além disso, perpetua o hábito da leitura. "A grande frustração dos programas oficiais de alfabetização tentados no Brasil é que, uma vez dominadas as primeiras letras, o aluno nunca mais punha os olhos num jornal ou numa revista", diz ela. "Com os evangélicos, não acontece isso: eles lêem sempre a Bíblia, de onde passam para jornais ou livros religiosos." Exatamente essa parcela de brasileiros muito pobres, entre os quais se inscrevem os 19 milhões de analfabetos, é alvo privilegiado da pregação pentecostal.

Pastor-presidente da 1ª Igreja Batista de Niterói há 33 anos, Nilson Fanini explica que a educação é uma exigência para o 1,8 milhão de batistas das 6.000 igrejas que mantém. Setenta escolas de 1º e .2º grau e 300.000 alunos mantidos pela Convenção Batista Brasileira mostram o esforço educacional desses protestantes. A Igreja Universal, do bispo Edir Macedo, gere o projeto Ler e Escrever, que visa alfabetizar por meio da Bíblia. Segundo o bispo Honorilton Gonçalves, 1,2 milhão de pessoas já passaram pelos bancos do Ler e Escrever.

E haja o que ler. As editoras evangélicas são um estouro empresarial que só tem concorrente entre as casas que produzem livros didáticos -- com a diferença de que elas não possuem a clientela garantida pelo governo. De suas gráficas saíram no ano passado 21 milhões de exemplares de livros, revistas, bíblias e jornais. A maior fatia é de revistas e jornais, com 15 milhões, seguida pelas bíblias, 3,5 milhões de cópias. Em 1995, a produção total foi de 9 milhões, o que resulta num crescimento de 130% em apenas um ano. Só no ano passado foram lançadas noventa novas revistas e jornais, 396 livros inéditos, 61 modelos de bíblia. Para quem acha que essas leituras servem apenas ao fanatismo, lembre-se que hoje nem os setores que empregam a mão-de-obra mais desqualificada, como a admitida na construção civil ou para os serviços domésticos, aceitam trabalhadores analfabetos.

Reformas -- O líder da Assembléia de Deus brasileira, a maior igreja evangélica do país, o cearense José Wellington Bezerra da Costa, bacharel em direito, é testemunha e co-autor desses êxitos. Pai de seis filhos -- três são pastores, uma é sua secretária, outra trabalha com crianças e um, médico, dá assistência ao pessoal da igreja --, Wellington dirige a maior das igrejas evangélicas. São 2,9 milhões de fiéis, conduzidos por 10.000 pastores. É tanta gente que a convenção geral que elege o presidente da Assembléia, a cada dois anos, reúne cerca de 5.000 pastores. A última delas, em janeiro, foi no Estádio do Mineirinho, em Belo Horizonte. São 130.000 casas de oração, incluindo as igrejas, desde uma pequena tapera alugada até templos que acolhem 10.000 pessoas, como uma antiga fábrica de tapetes comprada há seis meses num bairro operário de São Paulo. Na mesma região, já funciona outro templo com capacidade para 3.500 pessoas. No último domingo de cada mês há batismos -- entre 1.000 e 1.500 pessoas são batizadas de uma só vez.

Três dos quatro últimos presidentes receberam o pastor Wellington em audiência -- José Sarney, Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso. No encontro com FHC, em outubro passado, Wellington deu seu recado: "Eu disse que nós somos 100% contrários à união civil entre homossexuais, 100% contrários à liberação do aborto, 100% contrários às drogas e 100% contrários ao Movimento dos Sem-Terra, porque ele fere o direito de propriedade, e disse que a Assembléia de Deus ora e dá apoio às reformas".

A força da organização está nos passos de formiga de cada um de seus membros. A Assembléia de Deus é menos centralizada que a Igreja Católica, muito mais permeável, portanto, à pressão dos fiéis. Apesar dos 100% empenhados contra o MST pelo pastor Wellington, nos acampamentos de sem-terra e nos cultos ecumênicos realizados em favor da reforma agrária sempre está um pastor assembleiano, ladeado por um padre da teologia da libertação, exortando a "companheirada" a prosseguir na luta. Também se encontram evangélicos entre a liderança da PM de Minas Gerais que encerrou quinze dias de greve na semana passada, nos clubes de futebol e até no ministério, onde possuem um representante, Iris Rezende, da Justiça, evangélico de hábitos regulares.


ASSEMBLÉIA DE DEUS Presidente: Pastor José Wellington Bezerra da Costa
É a maior igreja evangélica do país, com 2,9 milhões de fiéis ou 18,5% do rebanho
Tem duas geradoras e 47 repetidoras de televisão, além de treze rádios espalhadas pelo Brasil
São 130 000 casas de orações, que vão de salas alugadas em cidades do sertão nordestino a templos enormes em São Paulo
Consumiu 1,2 milhão de bíblias no ano passado
É ainda uma igreja tradicional: as mulheres não podem usar calças compridas
IGREJA BATISTA Presidente: Pastor Nilson Fanini
Número de fiéis: 1,8 milhão
A igreja não tem nenhum canal de televisão ou de rádio
A principal editora batista é a Junta de Educação Religiosa e Publicação. Tem mais de 1 000 títulos publicados. Conta com uma rede de trinta livrarias no país e edita 35 revistas
A Igreja Batista tem uma rede de setenta escolas de 1º e 2º grau
Os batistas são favoráveis ao planejamento familiar com o uso de pílula anticoncepcional ou camisinha
UNIVERSAL DO REINO DE DEUS Presidente: Bispo Edir Macedo
Número de fiéis: 321 000
Tem 2 500 templos e já fincou sua cruz em cinqüenta países
A Universal investe em televisão. Tem 47 emissoras e 26 rádios
A Folha Universal, o principal semanário da igreja, tem tiragem de 980 000 exemplares
Em 1994, a Universal elegeu seis deputados federais
É a igreja dos grandes cultos e tem no exorcismo um de seus pontos fortes
RENASCER EM CRISTO Presidente: "Apóstolo" Estevam Hernandes
É a precursora do movimento gospel. Tem um selo denominado Gospel Records que já lançou cinqüenta títulos no mercado
A igreja tem um canal de UHF em fase de implantação e quatro rádios arrendadas
São 120 igrejas em dez Estados brasileiros
Tem cinco programas evangélicos na Rede Manchete
É uma igreja liberal e predominantemente jovem: os adolescentes promovem bailes nas igrejas e entoam: "Ah, eu sou maluco por Jesus". Seu público é a classe média 


Em todo lugar -- Donos de uma tecnologia de invasão de corações, eles sabem como crescer na periferia e nos ermos rurais. "Quando há um loteamento novo, não esperamos: chegamos na frente, compramos o terreno mais barato e assim que o pessoal chega já tem a igreja para freqüentar", explica o pastor Wellington, exibindo uma visão de religião como tão indispensável quanto água encanada e luz elétrica. Diferentemente da Igreja Católica, com templos cravados nos lugares centrais de cada cidade, os evangélicos se enfiam nos bairros em formação, em bocadas miseráveis, em favelas encarapitadas em morros. Essa logística de ocupação das grandes cidades produz o milagre da multiplicação dos templos, que dá a impressão de que eles estão em todo lugar. Estão mesmo. "Onde tem Coca-Cola, Correios e Bradesco, tem Assembléia de Deus", ironiza Wellington.

É o padre Agnaldo Luiz de Castro, pároco da Igreja Nossa Senhora das Graças de Éden, subúrbio do Rio de Janeiro, quem dá uma das chaves para entender a multiplicação evangélica. Ele sabe o que é isso: sua igreja está cercada por templos protestantes de nomes tão complicados quanto Assembléia de Deus no Trabalho de Cura Divina, Prodígio e Libertação, Assembléia de Deus de Missões, Igreja Pentecostal Shalom e Igreja Evangélica Congregacional, sem contar um templo metodista. "É fácil criar uma igreja cristã não católica porque ninguém vai lá cobrar legitimidade, enquanto na Igreja Católica o padre não pode casar, tem de terminar o 2º grau e fazer sete anos de seminário, estudando três anos de filosofia e quatro de teologia. Isso ainda nos amarra." O que para o padre é defeito, para os evangélicos é princípio religioso. Desde que Martinho Lutero afixou as suas 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittemberg, em 1517, e com isso deu origem ao mais espetacular cisma religioso da época moderna, a Reforma Protestante, os crentes acreditam no sacerdócio universal e na autoridade exclusiva da Bíblia. Todos podem falar com Deus, diretamente, sem a intermediação de vigários, e ter acesso direto à palavra divina. Com isso, o indivíduo tem mais responsabilidade, mais consciência, não depende tanto de hierarquias acima dele. Fundamentos básicos da nova fé, esses princípios valem para todas as igrejas ditas evangélicas.

"A perua de Deus" -- Os princípios permanecem, mas mudaram os invólucros. Em busca de um rebanho jovem, as seitas se modernizaram. "Em vez do ascetismo, agora pregam o hedonismo. Em vez de opor-se ao mundo -- antes considerado ninho de pecados --, agora querem integrar-se radicalmente a ele. Adaptaram-se e geraram o maior vetor de acomodação social da atualidade", avalia Ricardo Mariano, sociólogo da USP. Hoje, podem-se encontrar igrejas como a Renascer em Cristo, do "apóstolo" Estevam Hernandes, ex-gerente de marketing da Itautec e da Xerox e cuja esposa, a bispa Sônia Hernandes, é conhecida como "a perua de Deus", tal o seu exibicionismo em qualquer culto. A fala do jovem fiel de classe média da Renascer em Cristo Flávio Lima, 25 anos, dono de uma empresa que organiza eventos esportivos, torna evidente como os ideais de consumo penetraram no mundo antes asceta do protestantismo. "Chegou uma hora em que eu não queria mais ir à missa. Não dava para comparar a missa-Fusca em que eu andava com os cultos-BMW que freqüento agora." Quase uma caricatura. A Renascer é ainda uma igreja pequena, e deve permanecer assim, pela seleção social que acaba fazendo dos fiéis, mauricinhos em boa medida.

É entre os pobres, porque se apresentam como capazes de operar o milagre da prosperidade, que as novas igrejas pentecostais mais crescem. Também é entre eles que mostram sua força como elemento da acomodação social de que falou o sociólogo Ricardo Mariano. Num estudo com jovens evangélicos da periferia do Rio de Janeiro, a antropóloga Regina Novaes, do Instituto de Estudos da Religião, descobriu, por exemplo, que as igrejas evangélicas se afirmaram como uma opção ao tráfico de drogas. "Vi muitos meninos que trabalhavam para os chefes locais converter-se. Foi a forma de escapar à criminalidade." Mas essa adesão de adolescentes só foi possível porque as novas igrejas também se renovaram. Música funk, rap, dança, biquíni e sunga, que deixariam um crente de antigamente roxo de vergonha, são permitidos pelos novos pastores.

A concorrência dos soldados renovados de Deus obrigou a antes ultratradicionalista Assembléia a mudar. O pastor Wellington diz que sua igreja ainda não tolera mulher vestida com calças compridas -- "Não se ache na mulher a roupa do homem", diz a Bíblia. Em compensação, ele não vê nada de mais em seus fiéis usarem métodos contraceptivos artificiais. "Seria hipocrisia ir contra isso, embora eu ache melhor o método natural", diz. Até 1989, os seguidores dessa igreja não podiam sequer olhar para a televisão. Hoje, a Assembléia tem duas geradoras de programação e 47 repetidoras.

"Dinheiro, saúde e felicidade", prega sem peias o bispo Edir Macedo, "são a prova da bênção divina." E o fiel testa o merecimento dessa bênção ao fazer "apostas" com Deus, na forma das "ofertas em dinheiro", Se Deus acreditar na sinceridade do ofertante, dizem os pastroes, concederá a graça desejada. Causa repugnância a adeptos de outras igrejas. Isso sem falar no dízimo. Pode ser repugnante esse mercado de Deus. Mas o fato de pregar que o paraíso é aqui e agora -- depende de acreditar, pagar e trabalhar -- tem conseguido movimentar uma legião de miseráveis, que não mais se acabrunham diante das vicissitudes da vida, à espera do paraíso de além-túmulo. Seiscentos mil católicos deixam a cada ano a guarda do Vaticano para ingressar nessa aventura.

Com reportagem de Franco Iacomini, de Curitiba, Manoel Fernandes,
de Salvador, e Virginie Leite, do Rio de Janeiro

A fé após a perda do irmão 

Assíria Nascimento, mulher do ministro dos Esportes, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, cresceu cantando em coral de igreja. Mas foi na adolescência que teve o que chama de "experiência íntima com Jesus". Seu único irmão, Assuero, morreu afogado. Ele trabalhava num acampamento evangélico. "Daí para a frente, entreguei minha vida a Jesus." Aos 18 anos, foi para os Estados Unidos aprender teologia e psicologia. Membro da Igreja Batista, Assíria freqüenta também a Renascer em Cristo, a Sara Nossa Terra e a Presbiteriana Independente, conforme a cidade onde esteja. "Nessas, o culto é mais animado e tem menos liturgia. É mais espontâneo." Embora tenha concordado com o batizado católico dos gêmeos Celeste e Joshua, do casamento com Pelé, Assíria pretende educá-los na tradição evangélica. Para não ficar de fora, o católico Pelé lê a Bíblia com a mulher. 






Foto: Antonio Milena
A evangélica Assíria: os filhos com o católico Pelé serão criados no evangelismo

Os meninos que crêem em Adão 
Os 5 000 alunos e alunas do Colégio Batista Shepard, que fica na Tijuca, Zona Norte do Rio, acham que vieram do barro e da costela. Aprendendo nas aulas de ciência a teoria criacionista, ficam confusos quando vão ao cinema assistir a filmes sobre dinossauros ou homens da caverna: para eles, Deus criou o céu e a terra há apenas cerca de 6 000 anos e todo o trabalho tomou-lhe uma semana, com um dia para descansar. Apesar da crença em Adão e Eva, as aulas de 1º e 2º grau cumprem o currículo exigido pelo MEC. "Também ensinamos outras teorias, como a da evolução, de Charles Darwin. Só que a evolução é um método e não uma origem. Isso pressupõe a existência de um criador do método, que é Deus", defende o pastor Nilson Fanini, presidente da Primeira Igreja Batista. "Acreditamos que pode haver evolução dentro da espécie, mas não na transmutação de uma espécie em outra. O homem não veio do macaco. Ele tem sua origem em Deus", sustenta o pastor.

Foto: Paulo Jares
Colégio Batista, no Rio: alunos espalhados em setenta escolas e 72 seminários

O queridinho dos intelectuais 

No seu rol de amizades estão personalidades díspares como o comediante Chico Anysio, o sociólogo Betinho e os ex-candidatos à Presidência da República Luís Inácio Lula da Silva e Leonel Brizola. Ele já travou longas conversas telefônicas com o petista e recebeu Brizola para comer um tambaqui amazônico em sua casa. Na semana passada, apareceu sorridente, ao lado de uma bela morena, numa foto de coluna social. Já vendeu 3,2 milhões de livros no Brasil. Seu nome é Caio Fábio D'Araújo Filho, pastor da Igreja Presbiteriana Bethânia, que, aos 42 anos, se firmou como símbolo de algo que os amigos chamam de "evangélicos éticos" e os inimigos, entre os quais se encontra um leque também amplo, como o bispo Edir Macedo e o governador do Rio de Janeiro, Marcello Alencar, classificam de "evangélicos chiques".

Lançado há duas semanas, o 93º livro de Caio Fábio, Confissões do Pastor, já vendeu quase toda a tiragem inicial, de 20 000 exemplares. No livro, autobiográfico, pontuado pelas confissões de Santo Agostinho -- uma heresia do ponto de vista dos evangélicos ortodoxos --, o pastor revela que foi um jovem rebelde, promíscuo e desorientado, consumidor voraz de bebida e drogas, sempre às voltas com mulheres e brigas. Amazonense, morando no Rio desde os 15 anos, ele lembra que, suicida, chegou a andar de motocicleta na contramão de uma avenida em Manaus e cogitou dar um tiro na cabeça. Como era de esperar numa obra desse tipo, lá pelas tantas o pastor explica que só não fez isso porque, antes, teve uma visão e se converteu.

Caio Fábio quebrou o preconceito contra os crentes e ganhou ares de pastor cult ao tomar a frente de movimentos sociais. É dele o projeto da Fábrica de Esperança, onde são atendidas mensalmente 15 000 pessoas, em cursos profissionalizantes e assistência médica, odontológica e psicossocial. Casado há 23 anos, pai de quatro filhos, o amazonense leva uma vida confortável num condomínio fechado em Itaipu, Niterói. Tem um Omega 95, celular e ganha por mês de 8 000 a 10 000 reais, entre o salário de pastor e os direitos autorais de seus livros.

A bênção e o dinheiro -- Ele não exerce atividades cotidianas de pároco há treze anos. Dedica-se aos projetos da organização cristã não-governamental Visão Nacional de Evangelização, Vinde, um complexo de comunicação, com uma editora, uma revista mensal que vende 60 000 exemplares, uma rádio AM no Rio e um canal de televisão, com transmissão para Rio, Goiânia, Anápolis e, em breve, Curitiba e Brasília. Ele também tem um programa semanal na TV Manchete. Já foi duas vezes presidente da Associação Evangélica Brasileira -- hoje é presidente de honra. Seu santo só não cruza com o do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus. "Não acho que a bênção de Deus se alcança com dinheiro como ele prega", diz o pastor.
Virginie Leite

Conversão depois da Aids

Filho de um pastor evangélico, o paranaense de Foz do Iguaçu João Batista Júnior nunca se deu muito bem com a religião. Ele conta que aos 7 anos de idade já preferia fumar maconha perto da Ponte da Amizade a acompanhar o pai à igreja. Guitarrista e cantor quando adulto, tocava em boates e vendia drogas, de preferência às suas amigas prostitutas. Viciado em crack, procurou a Comunidade Hermon, um centro de recuperação de drogados e aidéticos. Foi ali que descobriu que tem o vírus da  Aids. Aos 33 anos, está convertido. "A Aids não mata você enquanto você não cumprir o plano de Deus aqui na terra. Eu conheci Jesus pela dor e estou convencido de que não posso me deixar abater." Júnior acredita que foi usado como um instrumento demoníaco. "O diabo queria destruir meu pai através de mim."


Foto acima de : Jader da Rocha
O paranaense Júnior: com o pai pastor, não quis saber da religião até descobrir a doença 

De fiel para fiel 

São as amizades da Igreja Batista que estão fazendo o mecânico Idelcio Vieira da Silva, de 34 anos, realizar um antigo desejo: possuir um local amplo para sua oficina. Evangélico há três anos, ele tem nos "irmãos" de fé a maior parte de sua clientela. O mais comum é receber o pagamento adiantado por um serviço que seria quitado em várias parcelas. "Nós ajudamos uns aos outros", explica Silva. Ele já conseguiu comprar o terreno e começou a construção da nova oficina em Monte Santo, sertão baiano. Antes de freqüentar a igreja, Idelcio costumava fechar sua oficina nas sextas-feiras ao meio-dia e ia direto para a boate, bebia muito, dançava, brigava com a mulher. "Era terrível", conta. Agora, ele arregimenta outros fiéis para o rebanho de sua igreja. Conseguiu converter o colega de trabalho Adeílton Pereira, que estava envolvido com drogas.

Foto acima de: Fernando Vivas
Silva: oficina nova graças aos "irmãos" da igreja que antecipam os pagamentos
Revista Veja 02/-7/1997